Com aproximadamente 42 milhões de habitantes, o Estado de São Paulo concentra a metade dos 200 mil milionários brasileiros! E a quantidade de ricaços continua aumentando, já que a cada semana um afortunado mais faz parte dessa estatística. O mercado brasileiro de luxo é superado apenas pela economia americana e pela economia japonesa, muito à frente dos países europeus. Marcas de grande prestígio internacional como Dolce & Gabbana e Yves Saint Laurent escolheram o nosso país para estabelecer o seu único local na América Latina.
As principais rutas da indústria de luxo no nosso país
A renda das empresas de luxo instauradas no Brasil chegou a superar os 12 milhões de dólares e o faturamento se está incrementando exponencialmente a cada ano. As vendas aumentaram mais nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro e também de forma destacada em Brasília. Mas cidades como a capital mineira Belo Horizonte, Curitiba e os municípios situados no Centro-Oeste do país e nas regiões do Norte e Nordeste estão aumentando de forma muito significativa graças aos milionários recém-formados.
As vendas se triplicaram nos últimos sete anos e mais de quarenta novas marcas internacionais do setor do luxo começaram a vender os seus produtos com grande demanda por todo o território nacional. Tanto a classe média como os novos-ricos brasileiros querem e desejam possuir artículos que antes só podiam ser desfrutados nas páginas de revistas de moda.
Quem são os consumidores clase AAA?
Longe das grandes urbes, o principal motor econômico é a agricultura, que cresceu 13% em relação ao período anterior. Esta atividade é uma das principais responsáveis pelas exportações brasileiras e, consequentemente, novos agricultores e pecuaristas do interior estão inscrevendo-se com letras de ouro na lista dos novos milionários. Não é à toda que os principais clientes de jatos particulares e carros de alta gama sejam os terratenentes e fazendeiros do interior.
Luxo ao alcance de toda a geografia brasileira
Fora do circuito tradicional localizado nas principais cidades brasileiras, a capital pernambucana Recife conta com o shopping RioMar, com lojas como a inglesa Burberry ou Hugo Boss. Em Curitiba se encontra o shopping Pátio, onde podemos encontrar artigos de Louis Vuitton e Tiffany, entre outros. Outro exemplo é a cidade paulista de Ribeirão Preto, com o shopping Iguatemi.
Mas a joia da coroa em lojas de luxos está em São Paulo, onde está localizado o shopping mais exclusivo do Brasil. Cidade Jardim pode ofertar desde os últimos modelos das passarelas de Paris ou Milão, até helicópteros, carros e iates privados. Sem falar dos melhores restaurantes da cidade que também estão à disposição dos clientes mais grã-finos neste recinto.
Uma vez que nem todas as marcas de luxo têm a possibilidade de abrir lojas por todo o imenso território nacional, optaram pela estratégia de porta a porta e, logicamente, selecionar os clientes pelos seus extratos bancários. Mas atualmente, todas e cada uma das melhores empresas do setor de luxo, vendo claro o grande potencial do país e assumindo a enorme extensão do território a atingir, estão investindo no e-commerce.
E você, onde compra os seus artigos de luxo?
Não há comentários