“Se partires um dia rumo à Ítaca/Faz votos de que o caminho seja longo/
repleto de aventuras, repleto de saber”… A essência do poeta Konstantínos Kaváfis pode ser traduzida às primorosas viagens de trem, nas que o destino não importa, mas sim o circuito – um caminho longo e ladeado de surpresas, cenários únicos e paisagens que não se repetem.

Numa época de rapidez, altas velocidades e que para cruzar o mundo inteiro são necessários apenas alguns dias, o encanto das viagens de trem ainda é valorizado por muitos passageiros. Pesquisando pela geografia mundial, podemos encontrar vagões que mantêm viva a essência dos velhos tempos, a magia de desfrutar cada quilômetro do trajeto… Isso sim, com muito, muito luxo!

Trens de luxo

Se pensarmos em trens de luxo imediatamente nos vem à mente nomes como o Orient Express ou o Transiberiano. Mas se falamos do The Ghan, The Blue Train, Transcantábrico ou até mesmo do Great Brazil Express, somente os mais expertos e entendidos na matéria do luxo sobre trilhos saberão a que nos referimos.

De nenhuma forma queremos menosprezar ou arrebatar a exclusividade do trem que tornou famosa à Agatha Christie ou ao trem que recorre intermináveis quilômetros pelas estepes russas. Estes legendários trens já ocupam um lugar destacado e insubstituível na história ferroviária. Mas, atualmente, outros vagões remodelados e projetados para fazer desfrutar aos passageiros mais ricos circulam por trilhos distintos aos do Orient Express ou do Transiberiano.

Nos próximos posts, escreveremos sobre os trens mais exclusivos e luxuosos do mundo, para que você possa planejar a sua próxima e longa viagem. Com o itinerário escolhido, só nos resta preparar as malas (e o cartão de crédito!!!) para embarcar nestas romarias de quimera e extravagância… Passageiros ao trem?!?!